Chat : Estudos CNSA

terça-feira, 3 de maio de 2011

Sessão Biologia 1 - Metabolismo Energético - Exercicios - Gabarito

Gabarito :
01- As algas microscópicas são as principais fornecedoras de oxigênio do planeta

02- Podem ser reduzidos, aceptando hidrogênios provenientes da degradação de compostos orgânicos. Comentário: NADs e FADs são aceptores intermediários de hidrogênios no processo de respiração aeróbia, que se relaciona com atividades que ocorrem no citoplasma e na matriz mitocondrial (não estroma do cloroplasto). NADs e FADs participam da Cadeia Respiratória e não do Ciclo de Krebs.

03- À diminuição da concentração do ATP e conseqüente acúmulo de ácido lático nas fibras musculares, devido à glicólise anaeróbia.

04- O primeiro é exergônico e o segundo, endergônico. Fotossíntese é um processo endergônico (que absorve energia) e respiração, é exergônica (liberador de energia). Não esquecer que duas organelas (mitocôndria e cloroplasto) têm sua origem atribuída à endossimbiose e que os dois processos são produtores de ATPs.

05- Apenas as proposições II e III são verdadeiras. A fermentação é um processo anaeróbico e, portanto, não ocorre em presença de oxigênio. Se a fermentação é alcoólica, láctica ou acética, naturalmente, o produto dessas atividades deve ser diferente: etanol, ácido lático e ácido acético, respectivamente.

06- O aproveitamento de toda energia contida nos hidrogênios de NADs e FADs, na cadeia respiratória, fazem a respiração aeróbia mais liberadora de energia do que a fermentação

07- II e III

08- ATP e são produzidos na fase clara e usados na fase escura; Fotofosforilação é um fenômeno que ocorre durante a fase clara da fotossíntese, no grana, nas lamelas e nos tilacóides do cloroplasto e não na mitocôndria; É durante a fase clara que, a partir da fotólise da água, ocorre a liberação do oxigênio; a fase escura não depende da luz e permite que o possa ser reduzido para a produção de glicose.
09- B
10- A
11- E
12- C
13- B
14- B
15- A
16- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário